COMUNICADO - Operações Marítimas - Atrasos

Prezados (as) Senhores (as) 


Ao longo deste ano pautamos em inúmeros comunicados o cenário caótico nas operações marítimas por todo mundo, entramos na reta final de 2024 enfrentando a mesma batalha e cada semana que passa uma adversidade nova surge trazendo ainda mais tensão para quem opera nesta modalidade 

O site Sea-Intelligence publicou na semana passada nova atualização do relatório Global Liner Performance (GLP) e os índices de agosto apontaram a manutenção de patamares inaceitáveis, com apenas 50% de confiabilidade do cronograma original de embarque. 

A graph showing the global schedule reliability from jan feb mar apr may jun jul aug sep oct nov dec

Quando analisamos o histórico dos anos anteriores, observamos que os índices de confiabilidade de 2024 só ficam a frente do período da pandemia. 


Já o índice de dias de atrasou subiu novamente, alcançando média superior a 5 dias

A graph showing the global average delays for late vessel arrivals

Quando avaliamos o cenário do porto de Santos, a situação é ainda mais desafiadora, esta imagem de satélite abaixo foi extraída do site Marine Traffic hoje e resume bem o caos atual, são mais de 50 navios aguardando atracação, superando em alguns casos 1 semana de atraso.

A map of sao vicente and guaruja with green dots

Quando a análise é realizada por cia marítima, em agosto a cia marítima Maersk foi a transportadora mais confiável, alcançando 54,7% de pontualidade, seguida pela Hapag-Lloyd com 54,3%. Já a PIL alcançou o pior índice, com 37,2%, destacando que apenas a Yang Ming melhorou sua performance comparado com 2023, as demais cias pioraram a performance.

A graph showing the carrier scores for august 2024

Fonte: www.sea-intelligence.com/press-room/288-global-schedule-reliability-remains-stable-at-50-55-in-2024



Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias. 



08 de outubro de 2024.

Por CG Vale 24 de maio de 2025
No dinâmico cenário do comércio exterior, onde cada minuto conta e cada detalhe faz diferença, o agenciamento de cargas surge como um elemento fundamental para empresas que buscam eficiência em suas operações logísticas. A CG VALE, com sua expertise em soluções integradas de logística em todo território nacional, oferece um serviço de agenciamento que transforma desafios em oportunidades, garantindo que suas mercadorias cheguem ao destino com segurança e pontualidade. O que é Agenciamento de Cargas e sua Importância no Comércio Exterior O agenciamento de cargas consiste no planejamento estratégico, organização detalhada e execução precisa de todas as etapas necessárias para o transporte de mercadorias. Este serviço vai muito além da simples movimentação de produtos – ele representa a diferença entre operações eficientes e contratempos dispendiosos. No comércio exterior, onde as distâncias são maiores e as variáveis mais complexas, contar com um agente especializado como a CG VALE significa transformar processos burocráticos em fluxos ágeis, mantendo o foco na EFICIÊNCIA que é marca registrada de nossa atuação. Responsabilidades e Funções do Agenciador de Cargas Um agenciador de cargas eficiente assume múltiplas responsabilidades cruciais: Identificação e seleção do modal de transporte mais adequado para cada operação Negociação estratégica de tarifas e prazos com transportadores Gestão completa da documentação necessária para exportação e importação Acompanhamento em tempo real do status das cargas Resolução proativa de problemas que possam surgir durante o trajeto A CG VALE atua como extensão do departamento logístico de seus clientes, oferecendo soluções personalizadas que atendem às necessidades específicas de cada operação.
A group of people are rowing a dragon boat on a river.
Por CG Vale 21 de maio de 2025
O Duanwu Festival é apenas um dos diversos eventos que podem interromper ou comprometer o fluxo logístico internacional. Para que sua empresa não pare junto com o calendário asiático, a CGVale atua com soluções integradas, análise de riscos e uma equipe que antevê o problema para garantir eficiência e performance.
Por CG Vale 20 de maio de 2025
Prezados (as) Senhores (as) Compartilhamos a seguir os resultados do primeiro trimestre do relatório Global Liner Performance (GLP), publicados pelo site Sea-Intelligence: Em março de 2025, o índice de confiabilidade global da programação de embarques aumentou 3,0 pontos percentuais em relação ao mês anterior, atingindo 57,5%, o maior nível registrado desde novembro de 2023. Em relação ao ano anterior, a pontuação de março foi 3,0 pontos percentuais maior. Em março a Maersk foi o armador mais pontual entre as 13 maiores cias de navegação, com o índice de confiabilidade de programação de 66,9%, seguida pela Hapag-Lloyd com 64,3% e pela MSC com 61,9%.