Prezados (as) Senhores (as) 


Compartilhamos a seguir os resultados do primeiro trimestre do relatório Global Liner Performance (GLP), publicados pelo site Sea-Intelligence:


Em março de 2025, o índice de confiabilidade global da programação de embarques aumentou 3,0 pontos percentuais em relação ao mês anterior, atingindo 57,5%, o maior nível registrado desde novembro de 2023. Em relação ao ano anterior, a pontuação de março foi 3,0 pontos percentuais maior. 


Em março a Maersk foi o armador mais pontual entre as 13 maiores cias de navegação, com o índice de confiabilidade de programação de 66,9%, seguida pela Hapag-Lloyd com 64,3% e pela MSC com 61,9%.

A graph showing the global schedule reliability from jan feb mar apr may jun jul aug sep oct nov dec

Fonte: www.sea-intelligence.com/press-room/322-global-schedule-reliability-records-2-consecutive-m-m-increases 


Embora seja perceptível a melhora dos indicadores globais, quando avaliamos os índices para nosso continente as oscilações entre a programação inicial e o tempo de trânsito real seguem desafiando o mercado, com variações que atrapalham os planejadores.

A graph showing the interquartile range of transit time deviation

Fonte: www.sea-intelligence.com/press-room/324-transit-time-deviations-on-south-america-trades 


Quando avaliamos o cenário Brasil, é possível observar uma melhora em alguns aspectos, mas a situação ainda segue desafiadora. Na publicação mais recente do boletim ELLOX, os indicadores de atrasos demonstram uma melhora em alguns portos, mas ao mesmo tempo uma piora em outros:

A graph showing the number of people in each country.
A graph showing the number of people in porto de santos
A graph showing the number of people in porto de santos
A graph showing the number of people in porto de santos

Recentemente em matéria publicada pelo portal UOL/FOLHA o tema foi muito bem detalhado, expondo com bastante clareza os gargalos de 2024 e desafios de 2025, na matéria há detalhes de um levantamento feito pela consultoria Solve Shipping, que contabilizou 1.127 cancelamentos de escalas de porta-contêineres nos principais portos do país em 2024. Foi um crescimento de quase 50% na comparação com o ano anterior.


Na mesma base comparativa, os atrasos (navios que chegaram mais de 12h depois do horário previsto) aumentaram 33% (3.122 em 2024), ao passo que as escalas pontuais, de embarcações que chegaram na hora acordada, caíram mais de 40% (891 em 2024).

A graph showing the carrier scores for august 2024

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/04/atraso-em-portos-brasileiros-atrapalha-logistica-e-gera-custo-bilionario-ao-setor.shtml 


Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias. 

 

19 de maio de 2025.

A group of people are rowing a dragon boat on a river.
Por CG Vale 21 de maio de 2025
O Duanwu Festival é apenas um dos diversos eventos que podem interromper ou comprometer o fluxo logístico internacional. Para que sua empresa não pare junto com o calendário asiático, a CGVale atua com soluções integradas, análise de riscos e uma equipe que antevê o problema para garantir eficiência e performance.
Um grande navio porta-contêineres está atracado em um porto com guindastes.
Por CG Vale 8 de abril de 2025
Com planejamento adequado, conhecimento sobre benefícios fiscais, otimização logística e parcerias estratégicas, é possível alcançar um equilíbrio ideal entre economia e eficiência.