
Prezados (as) Senhores (as)
Compartilhamos a seguir os resultados do primeiro trimestre do relatório Global Liner Performance (GLP), publicados pelo site Sea-Intelligence:
Em março de 2025, o índice de confiabilidade global da programação de embarques aumentou 3,0 pontos percentuais em relação ao mês anterior, atingindo 57,5%, o maior nível registrado desde novembro de 2023. Em relação ao ano anterior, a pontuação de março foi 3,0 pontos percentuais maior.
Em março a Maersk foi o armador mais pontual entre as 13 maiores cias de navegação, com o índice de confiabilidade de programação de 66,9%, seguida pela Hapag-Lloyd com 64,3% e pela MSC com 61,9%.

Embora seja perceptível a melhora dos indicadores globais, quando avaliamos os índices para nosso continente as oscilações entre a programação inicial e o tempo de trânsito real seguem desafiando o mercado, com variações que atrapalham os planejadores.

Fonte: www.sea-intelligence.com/press-room/324-transit-time-deviations-on-south-america-trades
Quando avaliamos o cenário Brasil, é possível observar uma melhora em alguns aspectos, mas a situação ainda segue desafiadora. Na publicação mais recente do boletim ELLOX, os indicadores de atrasos demonstram uma melhora em alguns portos, mas ao mesmo tempo uma piora em outros:




Recentemente em matéria publicada pelo portal UOL/FOLHA o tema foi muito bem detalhado, expondo com bastante clareza os gargalos de 2024 e desafios de 2025, na matéria há detalhes de um levantamento feito pela consultoria Solve Shipping, que contabilizou 1.127 cancelamentos de escalas de porta-contêineres nos principais portos do país em 2024. Foi um crescimento de quase 50% na comparação com o ano anterior.
Na mesma base comparativa, os atrasos (navios que chegaram mais de 12h depois do horário previsto) aumentaram 33% (3.122 em 2024), ao passo que as escalas pontuais, de embarcações que chegaram na hora acordada, caíram mais de 40% (891 em 2024).

Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias.
19 de maio de 2025.
