COMUNICADO - Cenário Operações Marítimas

Prezados (as) Senhores (as) 


A seguir compartilhamos atualizações sobre o atual cenário nas operações marítimas:


Abaixo disponibilizamos estatísticas dos portos com as maiores filas de espera para atracação dos navios, Shanghai e Ningbo seguem com a pior performance neste momento com 110 embarcações a espera de atracação, o que demonstra uma pequena variação em comparação a última atualização de 16 de maio.

Fonte: https://www.linerlytica.com/ atualização de 28 de maio

Singapura segue com a segunda pior performance, com 55 embarcações a espera de atracação, o que vem impactando muito nas operações que fazem transbordo neste porto. 


Visando reduzir este caos as autoridades portuárias retomaram as operações em alguns terminais, que estavam inativos para combater o congestionamento atual, conforme detalhado na reportagem abaixo: 

https://theloadstar.com/singapore-reopens-defunct-container-terminals-to-tackle-vessel-bunching/ 


Com relação aos fretes, infelizmente o cenário segue desanimador, hoje foram divulgadas as tarifas validas para as primeiras saídas de junho e como previsto elas romperam o patamar de USD 8000 para saídas de Shanghai com destino a Santos, considerando o serviço direto


Sobre o mercado europeu, Hamburgo passou o porto de Roterdam com a pior performance, na última atualização foram registrados 38 navios aguardando atracação, já Rotterdam teve uma pequena melhora, com 37 navios aguardando atracação, seguido de Antuérpia com 30. 


Nos EUA Los Angeles volta a figurar com um número acima da média, atualmente são 20 embarcações aguardando atracação, seguido por New York com 12, Savannah com 09, Norfolk e Port Everglades com 7. 


No Brasil o cenário adverso segue igual das atualizações anteriores, com atrasos sucessivos nos principais portos, em especial Santos e Navegantes, alcançando a média de 1 semana de espera para atracação. Isso ocorre principalmente pelo desequilíbrio geral nas programações de viagens dos navios, se há atraso na saída da origem, haverá atraso na chegada, causando a demora na atracação dos navios. 


Na última medição Santos tinha 8 navios aguardando para atracar, sendo o terminal DPWORLD com maior incidência de atraso nas ultimas semanas. 


Em Navegantes o problema segue com as constantes omissões de atracação, só em junho são esperados mais 7 cancelamentos de atracação. 


Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias.


03 de junho de 2024.

Por CG Vale 24 de maio de 2025
No dinâmico cenário do comércio exterior, onde cada minuto conta e cada detalhe faz diferença, o agenciamento de cargas surge como um elemento fundamental para empresas que buscam eficiência em suas operações logísticas. A CG VALE, com sua expertise em soluções integradas de logística em todo território nacional, oferece um serviço de agenciamento que transforma desafios em oportunidades, garantindo que suas mercadorias cheguem ao destino com segurança e pontualidade. O que é Agenciamento de Cargas e sua Importância no Comércio Exterior O agenciamento de cargas consiste no planejamento estratégico, organização detalhada e execução precisa de todas as etapas necessárias para o transporte de mercadorias. Este serviço vai muito além da simples movimentação de produtos – ele representa a diferença entre operações eficientes e contratempos dispendiosos. No comércio exterior, onde as distâncias são maiores e as variáveis mais complexas, contar com um agente especializado como a CG VALE significa transformar processos burocráticos em fluxos ágeis, mantendo o foco na EFICIÊNCIA que é marca registrada de nossa atuação. Responsabilidades e Funções do Agenciador de Cargas Um agenciador de cargas eficiente assume múltiplas responsabilidades cruciais: Identificação e seleção do modal de transporte mais adequado para cada operação Negociação estratégica de tarifas e prazos com transportadores Gestão completa da documentação necessária para exportação e importação Acompanhamento em tempo real do status das cargas Resolução proativa de problemas que possam surgir durante o trajeto A CG VALE atua como extensão do departamento logístico de seus clientes, oferecendo soluções personalizadas que atendem às necessidades específicas de cada operação.
A group of people are rowing a dragon boat on a river.
Por CG Vale 21 de maio de 2025
O Duanwu Festival é apenas um dos diversos eventos que podem interromper ou comprometer o fluxo logístico internacional. Para que sua empresa não pare junto com o calendário asiático, a CGVale atua com soluções integradas, análise de riscos e uma equipe que antevê o problema para garantir eficiência e performance.
Por CG Vale 20 de maio de 2025
Prezados (as) Senhores (as) Compartilhamos a seguir os resultados do primeiro trimestre do relatório Global Liner Performance (GLP), publicados pelo site Sea-Intelligence: Em março de 2025, o índice de confiabilidade global da programação de embarques aumentou 3,0 pontos percentuais em relação ao mês anterior, atingindo 57,5%, o maior nível registrado desde novembro de 2023. Em relação ao ano anterior, a pontuação de março foi 3,0 pontos percentuais maior. Em março a Maersk foi o armador mais pontual entre as 13 maiores cias de navegação, com o índice de confiabilidade de programação de 66,9%, seguida pela Hapag-Lloyd com 64,3% e pela MSC com 61,9%.