COMUNICADO - Cenário Operações Marítimas

Prezados (as) Senhores (as) 


A seguir compartilhamos atualizações sobre o atual cenário nas operações marítimas:


Abaixo disponibilizamos estatísticas dos portos com as maiores filas de espera para atracação dos navios, Shanghai e Ningbo seguem com a pior performance neste momento com 108 embarcações a espera de atracação, o que demonstra uma melhora em comparação as últimas atualizações, que apresentavam uma média de 130 embarcações a espera de atracação.

Fonte: https://www.linerlytica.com/ atualização de 16 de maio

Esta informação poderia ser vista como positiva, não fosse o cenário caótico vivenciado nos principais portos da China, grande parte causado pelas omissões de navios (blank sailings) do mês de abril.


As omissões (14 ao longo dos 4 primeiros meses de 2024), somadas ao crescente volume de operações de alguns segmentos (em especial o automotivo), fizeram com que os fretes disparassem novamente, se aproximando de patamares da crise gerada pela pandemia de covid.


Preparamos um gráfico que demonstra a evolução média dos fretes, saindo de Shanghai para Santos nas últimas 6 semanas: 


E para piorar, as viagens mais demoradas, em especial dos serviços via EUROPA tornaram o ciclo de utilização dos containers mais longo e por consequência já são identificadas dificuldades para se obter alguns tipos de equipamentos, a matéria a seguir aborda este tema:

https://theloadstar.com/mounting-container-shortages-creating-total-havoc/ 


Em resumo, quem depender do mercado China deve se preparar, antecipando suas programações para o segundo semestres ou ampliando seus estoques para não sofrer com o desabastecimento, lembrando que o período de peak season ainda está distante, o que demonstra que nosso segundo semestre será desafiador se os armadores não alterarem seus planejamentos. 


Sobre o mercado europeu, Roterdam se manteve com a pior na performance, na última atualização foram registrados 40 navios aguardando atracação, seguindo de Hamburgo e Antuérpia com aprox. 30 navios a espera 

Neste continente destacamos as omissões de alguns navios devido as longas esperas nestes principais portos, principalmente da MSC, que tem suspendido as atrações as vésperas da data prevista para embarque. 


Já nos EUA as filas não são longas, mas os atrasos nas atracações raramente são inferiores a 1 semana e Port Everglades é um dos que mais têm apresentado atrasos 


No Brasil o cenário adverso segue igual dos meses anteriores, com atrasos sucessivos nos principais portos, em especial Santos e Navegantes, alcançando a média de 1 semana de espera para atracação. Isso ocorre principalmente pelo desequilíbrio geral nas programações de viagens dos navios, se há atraso na saída da origem, haverá atraso na chegada, causando este enorme congestionamento de navios, na última medição Santos tinha 9 navios aguardando para atracar, o que parece pouco com os outros portos no mundo, porém devido o número de berços disponíveis no porto o tempo de espera acaba sendo equivalente.


Em Navegantes o problema vem sendo ainda pior devido as constantes omissões de atracação, cada vez mais frequentes, independente da cia de navegação. A expectativa é que com a retomada de Itajaí este cenário melhore, o duro é acertar quando esta retomada ocorrerá. 


Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias. 


20 de maio de 2024

Por CG Vale 24 de maio de 2025
No dinâmico cenário do comércio exterior, onde cada minuto conta e cada detalhe faz diferença, o agenciamento de cargas surge como um elemento fundamental para empresas que buscam eficiência em suas operações logísticas. A CG VALE, com sua expertise em soluções integradas de logística em todo território nacional, oferece um serviço de agenciamento que transforma desafios em oportunidades, garantindo que suas mercadorias cheguem ao destino com segurança e pontualidade. O que é Agenciamento de Cargas e sua Importância no Comércio Exterior O agenciamento de cargas consiste no planejamento estratégico, organização detalhada e execução precisa de todas as etapas necessárias para o transporte de mercadorias. Este serviço vai muito além da simples movimentação de produtos – ele representa a diferença entre operações eficientes e contratempos dispendiosos. No comércio exterior, onde as distâncias são maiores e as variáveis mais complexas, contar com um agente especializado como a CG VALE significa transformar processos burocráticos em fluxos ágeis, mantendo o foco na EFICIÊNCIA que é marca registrada de nossa atuação. Responsabilidades e Funções do Agenciador de Cargas Um agenciador de cargas eficiente assume múltiplas responsabilidades cruciais: Identificação e seleção do modal de transporte mais adequado para cada operação Negociação estratégica de tarifas e prazos com transportadores Gestão completa da documentação necessária para exportação e importação Acompanhamento em tempo real do status das cargas Resolução proativa de problemas que possam surgir durante o trajeto A CG VALE atua como extensão do departamento logístico de seus clientes, oferecendo soluções personalizadas que atendem às necessidades específicas de cada operação.
A group of people are rowing a dragon boat on a river.
Por CG Vale 21 de maio de 2025
O Duanwu Festival é apenas um dos diversos eventos que podem interromper ou comprometer o fluxo logístico internacional. Para que sua empresa não pare junto com o calendário asiático, a CGVale atua com soluções integradas, análise de riscos e uma equipe que antevê o problema para garantir eficiência e performance.
Por CG Vale 20 de maio de 2025
Prezados (as) Senhores (as) Compartilhamos a seguir os resultados do primeiro trimestre do relatório Global Liner Performance (GLP), publicados pelo site Sea-Intelligence: Em março de 2025, o índice de confiabilidade global da programação de embarques aumentou 3,0 pontos percentuais em relação ao mês anterior, atingindo 57,5%, o maior nível registrado desde novembro de 2023. Em relação ao ano anterior, a pontuação de março foi 3,0 pontos percentuais maior. Em março a Maersk foi o armador mais pontual entre as 13 maiores cias de navegação, com o índice de confiabilidade de programação de 66,9%, seguida pela Hapag-Lloyd com 64,3% e pela MSC com 61,9%.