COMUNICADO - Cenário Operações Marítimas

Prezados (as) Senhores (as) 


Abaixo disponibilizamos novas atualizações sobre a situação dos portos com as maiores filas de espera para atracação no mundo:

Fonte: https://www.linerlytica.com/ atualização de 22 de Agosto

Nesta atualização iremos abordar o cenário China com maior ênfase, visto a programação de dois feriados nas próximas semanas, o que deve piorar as condições operacionais dos principais portos. O primeiro feriado, festival lunar, ocorrerá entre os dias 15 e 17 de setembro. Já o segundo ocorrerá entre os dias 01 e 07 de outubro em comemoração ao dia nacional da China. 


Diante deste cenário, nas próximas semanas são esperados desafios ainda maiores, especialmente por conta dos gargalos previstos nas operações portuárias


Na última medição, os principais portos permaneceram nas primeiras posições de atrasos nas atrações, vejam a seguir: 


  • Shanghai e Ningbo seguem com a pior performance, mantendo o mesmo patamar da mediação anterior, com 78 embarcações a espera de atracação. 


  • Shenzhen, porto na costa sul da China, voltou a figurar com performance negativa, também mantendo a quantidade da medição anterior, 25 embarcações a espera.


  • Já Qingdao apresentou sensível piora, com 24 embarcações a espera. 


Seguindo na Ásia, Singapura se manteve com a segunda pior performance, também mantendo o mesmo número de embarcações a espera de atracação, 48 navios. 


Busan, na Korea, também manteve o mesmo patamar da medição anterior, com 38 embarcações a espera de atracação, ocupando a quarta posição.



Com relação aos fretes, nas últimas semanas foram registradas oscilações próximas de USD 7500 para os containers de 40, saindo de Shanghai para Santos, com serviço direto. Embora o recuo das ultima semanas, a expectativa é de aumento para as próximas atualizações, principalmente por conta dos gargalos gerados pelos feriados.

Sobre o mercado europeu, Roterdam segue com a pior performance, totalizando 38 embarcações a espera, ocupando a terceira posição do ranking. 

Já Hamburgo segue melhorando sua performance, hoje são 18 navios aguardando atracação, alcançando melhor indicador que Antuérpia, que manteve o mesmo patamar da atualização anterior, com 22 navios. 


Nos EUA, Los Angeles manteve o mesmo patamar anterior com 21 embarcações a espera de atracação, em New York são 14 navios, acompanhado de Houston com 09 e Savannah com 08, mesma quantidade de Port Everglades. 


Destacamos que os atrasos seguem afetando muito as operações portuárias por todo mundo, chegando a ultrapassar 1 semana em comparação com a programação inicial. Infelizmente seguimos sem perspectivas de melhora no curto prazo, com potencial risco de piora nas próximas semanas.


No Brasil, Santos sofreu na ultima semana com fechamentos temporários devido as condições climáticas, o que tende agravar ainda mais a situação já difícil das ultimas semanas, a quantidade de navios a espera recuou em comparação a medição anterior, agora são 8, mas esta melhora não foi sentida na pratica, com a manutenção de atrasos que chegam a 10 dias da data de atracação inicial.


Destacamos nesta atualização a dificuldade para se obter equipamentos para exportação, fruto deste desequilíbrio de datas de atracação das importações, é sentido cada vez mais ausência de equipamentos de 20 pés, além dos especiais, como os open top’s. 


Já em Navegantes as omissões seguem como maior desafio, na atualização anterior eram previstas apenas 3 omissões nesta ultima semana de agosto, mas na versão atualizada pelo terminal PORTONAVE surgiram mais 2 novas omissões, o alento inicial que é que para setembro só há 1 omissão prevista até o momento.

Outro alento são as notícias sobre Itajaí, em nova reportagem há novos indicativos que a operação regular será retomada a partir de 13 de setembro. 

https://diarinho.net/materia/655467/Retomada-das-operacoes-do-porto-deve-ser-em-13-setembro---- 


Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias.

Businessman with arms crossed superimposed over a shipping port, world map in the background.
Por CG Vale 10 de novembro de 2025
O serviço Door to Door da CGVale se destaca oferecendo uma solução completa e personalizada de ponta a ponta, feita para quem precisa de previsibilidade, segurança e eficiência em toda a operação logística.
Shipping port at sunset, containers, cranes, and an airplane.
Por CG Vale 3 de novembro de 2025
Em um cenário global cada vez mais competitivo, a eficiência logística deixou de ser apenas um diferencial para se tornar um fator decisivo na rentabilidade das operações de importação. É nesse contexto que o Buyer’s Consolidation da CGVale se destaca como uma estratégia logística sob medida , desenvolvida para integrar múltiplos fornecedores internacionais em um único embarque, com controle total e economia comprovada . Mais do que uma simples consolidação de cargas, trata-se de um modelo inteligente de gestão, que une planejamento, controle, negociação e eficiência operacional . O resultado são ganhos concretos em custos, previsibilidade e desempenho logístico, benefícios indispensáveis para empresas que operam em mercados complexos e com cadeias de suprimento globais. O que é o Buyer’s Consolidation O Buyer’s Consolidation consiste na reunião de compras realizadas com diversos fornecedores internacionais em um único embarque (container FCL) . A CGVale centraliza todo o processo em um armazém estrategicamente localizado , garantindo gestão completa desde a coleta na origem até o embarque final . Essa abordagem otimiza recursos, reduz burocracias e simplifica a operação. Em vez de múltiplos embarques parciais e documentações separadas, o importador passa a lidar com um fluxo unificado, seguro e rastreável . As etapas do processo A metodologia da CGVale é estruturada em cinco etapas principais , desenhadas para garantir precisão e agilidade em todas as fases do processo: Planejamento e coleta nas origens dos fornecedores , com cronograma e alinhamento logístico personalizado. Envio das cargas ao armazém consolidado , em local estratégico para o tipo de operação e destino. Checagem, segregação e etiquetagem das mercadorias , assegurando conformidade e controle de cada item. Documentação unificada e embarque FCL , reduzindo custos administrativos e riscos operacionais. Acompanhamento door to door até o destino final , com rastreabilidade completa. Cada uma dessas etapas é conduzida com rigor técnico e suporte contínuo da equipe da CGVale, garantindo que o processo ocorra de forma eficiente, previsível e segura . Vantagens competitivas Ao optar pelo Buyer’s Consolidation, o importador tem acesso a benefícios logísticos e financeiros significativos , entre eles: ✅ Otimização de frete: mais carga por embarque significa menor custo por unidade. ✅ Redução de processos e documentos: eliminação de múltiplas declarações e simplificação aduaneira. ✅ Mais controle e rastreabilidade: gestão centralizada e acompanhamento em tempo real. ✅ Menos riscos de extravios ou atrasos: maior segurança no fluxo internacional. ✅ Entregas mais ágeis e unificadas: melhoria na previsibilidade e no planejamento de estoques.  Além disso, a consolidação com a CGVale proporciona redução de até 30% no custo de frete unitário , eliminação de múltiplas DIs e documentos , e maior poder de negociação com fornecedores internacionais . O resultado é uma operação mais enxuta, com planejamento preciso e menores falhas logísticas .
Homem de terno observa um porto de embarque. Um tablet exibe um mapa-múndi.
Por CG Vale 8 de outubro de 2025
Se você busca automatizar processos logísticos, eliminar gargalos, reduzir riscos e garantir que sua carga chegue no destino certo com segurança, o Door to Door é uma alternativa poderosa.