Prezados (as) Senhores (as)
Abaixo disponibilizamos novas atualizações sobre a situação dos portos com as maiores filas de espera para atracação no mundo:
Fonte: https://www.linerlytica.com/ atualização de 22 de Agosto
Nesta atualização iremos abordar o cenário China com maior ênfase, visto a programação de dois feriados nas próximas semanas, o que deve piorar as condições operacionais dos principais portos. O primeiro feriado, festival lunar, ocorrerá entre os dias 15 e 17 de setembro. Já o segundo ocorrerá entre os dias 01 e 07 de outubro em comemoração ao dia nacional da China.
Diante deste cenário, nas próximas semanas são esperados desafios ainda maiores, especialmente por conta dos gargalos previstos nas operações portuárias
Na última medição, os principais portos permaneceram nas primeiras posições de atrasos nas atrações, vejam a seguir:
- Shanghai e Ningbo seguem com a pior performance, mantendo o mesmo patamar da mediação anterior, com 78 embarcações a espera de atracação.
- Shenzhen, porto na costa sul da China, voltou a figurar com performance negativa, também mantendo a quantidade da medição anterior, 25 embarcações a espera.
- Já Qingdao apresentou sensível piora, com 24 embarcações a espera.
Seguindo na Ásia, Singapura se manteve com a segunda pior performance, também mantendo o mesmo número de embarcações a espera de atracação, 48 navios.
Busan, na Korea, também manteve o mesmo patamar da medição anterior, com 38 embarcações a espera de atracação, ocupando a quarta posição.
Com relação aos fretes, nas últimas semanas foram registradas oscilações próximas de USD 7500 para os containers de 40, saindo de Shanghai para Santos, com serviço direto. Embora o recuo das ultima semanas, a expectativa é de aumento para as próximas atualizações, principalmente por conta dos gargalos gerados pelos feriados.
Sobre o mercado europeu, Roterdam segue com a pior performance, totalizando 38 embarcações a espera, ocupando a terceira posição do ranking.
Já Hamburgo segue melhorando sua performance, hoje são 18 navios aguardando atracação, alcançando melhor indicador que Antuérpia, que manteve o mesmo patamar da atualização anterior, com 22 navios.
Nos EUA, Los Angeles manteve o mesmo patamar anterior com 21 embarcações a espera de atracação, em New York são 14 navios, acompanhado de Houston com 09 e Savannah com 08, mesma quantidade de Port Everglades.
Destacamos que os atrasos seguem afetando muito as operações portuárias por todo mundo, chegando a ultrapassar 1 semana em comparação com a programação inicial. Infelizmente seguimos sem perspectivas de melhora no curto prazo, com potencial risco de piora nas próximas semanas.
No Brasil, Santos sofreu na ultima semana com fechamentos temporários devido as condições climáticas, o que tende agravar ainda mais a situação já difícil das ultimas semanas, a quantidade de navios a espera recuou em comparação a medição anterior, agora são 8, mas esta melhora não foi sentida na pratica, com a manutenção de atrasos que chegam a 10 dias da data de atracação inicial.
Destacamos nesta atualização a dificuldade para se obter equipamentos para exportação, fruto deste desequilíbrio de datas de atracação das importações, é sentido cada vez mais ausência de equipamentos de 20 pés, além dos especiais, como os open top’s.
Já em Navegantes as omissões seguem como maior desafio, na atualização anterior eram previstas apenas 3 omissões nesta ultima semana de agosto, mas na versão atualizada pelo terminal PORTONAVE surgiram mais 2 novas omissões, o alento inicial que é que para setembro só há 1 omissão prevista até o momento.
Outro alento são as notícias sobre Itajaí, em nova reportagem há novos indicativos que a operação regular será retomada a partir de 13 de setembro.
https://diarinho.net/materia/655467/Retomada-das-operacoes-do-porto-deve-ser-em-13-setembro----
Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias.
