COMUNICADO - Cenário Operações Marítimas

Prezados (as) Senhores (as) 


Abaixo disponibilizamos novas atualizações sobre a situação dos portos com as maiores filas de espera para atracação no mundo:

Fonte: https://www.linerlytica.com/ atualização de 22 de Agosto

Nesta atualização iremos abordar o cenário China com maior ênfase, visto a programação de dois feriados nas próximas semanas, o que deve piorar as condições operacionais dos principais portos. O primeiro feriado, festival lunar, ocorrerá entre os dias 15 e 17 de setembro. Já o segundo ocorrerá entre os dias 01 e 07 de outubro em comemoração ao dia nacional da China. 


Diante deste cenário, nas próximas semanas são esperados desafios ainda maiores, especialmente por conta dos gargalos previstos nas operações portuárias


Na última medição, os principais portos permaneceram nas primeiras posições de atrasos nas atrações, vejam a seguir: 


  • Shanghai e Ningbo seguem com a pior performance, mantendo o mesmo patamar da mediação anterior, com 78 embarcações a espera de atracação. 


  • Shenzhen, porto na costa sul da China, voltou a figurar com performance negativa, também mantendo a quantidade da medição anterior, 25 embarcações a espera.


  • Já Qingdao apresentou sensível piora, com 24 embarcações a espera. 


Seguindo na Ásia, Singapura se manteve com a segunda pior performance, também mantendo o mesmo número de embarcações a espera de atracação, 48 navios. 


Busan, na Korea, também manteve o mesmo patamar da medição anterior, com 38 embarcações a espera de atracação, ocupando a quarta posição.



Com relação aos fretes, nas últimas semanas foram registradas oscilações próximas de USD 7500 para os containers de 40, saindo de Shanghai para Santos, com serviço direto. Embora o recuo das ultima semanas, a expectativa é de aumento para as próximas atualizações, principalmente por conta dos gargalos gerados pelos feriados.

Sobre o mercado europeu, Roterdam segue com a pior performance, totalizando 38 embarcações a espera, ocupando a terceira posição do ranking. 

Já Hamburgo segue melhorando sua performance, hoje são 18 navios aguardando atracação, alcançando melhor indicador que Antuérpia, que manteve o mesmo patamar da atualização anterior, com 22 navios. 


Nos EUA, Los Angeles manteve o mesmo patamar anterior com 21 embarcações a espera de atracação, em New York são 14 navios, acompanhado de Houston com 09 e Savannah com 08, mesma quantidade de Port Everglades. 


Destacamos que os atrasos seguem afetando muito as operações portuárias por todo mundo, chegando a ultrapassar 1 semana em comparação com a programação inicial. Infelizmente seguimos sem perspectivas de melhora no curto prazo, com potencial risco de piora nas próximas semanas.


No Brasil, Santos sofreu na ultima semana com fechamentos temporários devido as condições climáticas, o que tende agravar ainda mais a situação já difícil das ultimas semanas, a quantidade de navios a espera recuou em comparação a medição anterior, agora são 8, mas esta melhora não foi sentida na pratica, com a manutenção de atrasos que chegam a 10 dias da data de atracação inicial.


Destacamos nesta atualização a dificuldade para se obter equipamentos para exportação, fruto deste desequilíbrio de datas de atracação das importações, é sentido cada vez mais ausência de equipamentos de 20 pés, além dos especiais, como os open top’s. 


Já em Navegantes as omissões seguem como maior desafio, na atualização anterior eram previstas apenas 3 omissões nesta ultima semana de agosto, mas na versão atualizada pelo terminal PORTONAVE surgiram mais 2 novas omissões, o alento inicial que é que para setembro só há 1 omissão prevista até o momento.

Outro alento são as notícias sobre Itajaí, em nova reportagem há novos indicativos que a operação regular será retomada a partir de 13 de setembro. 

https://diarinho.net/materia/655467/Retomada-das-operacoes-do-porto-deve-ser-em-13-setembro---- 


Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias.

Por CG Vale 24 de maio de 2025
No dinâmico cenário do comércio exterior, onde cada minuto conta e cada detalhe faz diferença, o agenciamento de cargas surge como um elemento fundamental para empresas que buscam eficiência em suas operações logísticas. A CG VALE, com sua expertise em soluções integradas de logística em todo território nacional, oferece um serviço de agenciamento que transforma desafios em oportunidades, garantindo que suas mercadorias cheguem ao destino com segurança e pontualidade. O que é Agenciamento de Cargas e sua Importância no Comércio Exterior O agenciamento de cargas consiste no planejamento estratégico, organização detalhada e execução precisa de todas as etapas necessárias para o transporte de mercadorias. Este serviço vai muito além da simples movimentação de produtos – ele representa a diferença entre operações eficientes e contratempos dispendiosos. No comércio exterior, onde as distâncias são maiores e as variáveis mais complexas, contar com um agente especializado como a CG VALE significa transformar processos burocráticos em fluxos ágeis, mantendo o foco na EFICIÊNCIA que é marca registrada de nossa atuação. Responsabilidades e Funções do Agenciador de Cargas Um agenciador de cargas eficiente assume múltiplas responsabilidades cruciais: Identificação e seleção do modal de transporte mais adequado para cada operação Negociação estratégica de tarifas e prazos com transportadores Gestão completa da documentação necessária para exportação e importação Acompanhamento em tempo real do status das cargas Resolução proativa de problemas que possam surgir durante o trajeto A CG VALE atua como extensão do departamento logístico de seus clientes, oferecendo soluções personalizadas que atendem às necessidades específicas de cada operação.
A group of people are rowing a dragon boat on a river.
Por CG Vale 21 de maio de 2025
O Duanwu Festival é apenas um dos diversos eventos que podem interromper ou comprometer o fluxo logístico internacional. Para que sua empresa não pare junto com o calendário asiático, a CGVale atua com soluções integradas, análise de riscos e uma equipe que antevê o problema para garantir eficiência e performance.
Por CG Vale 20 de maio de 2025
Prezados (as) Senhores (as) Compartilhamos a seguir os resultados do primeiro trimestre do relatório Global Liner Performance (GLP), publicados pelo site Sea-Intelligence: Em março de 2025, o índice de confiabilidade global da programação de embarques aumentou 3,0 pontos percentuais em relação ao mês anterior, atingindo 57,5%, o maior nível registrado desde novembro de 2023. Em relação ao ano anterior, a pontuação de março foi 3,0 pontos percentuais maior. Em março a Maersk foi o armador mais pontual entre as 13 maiores cias de navegação, com o índice de confiabilidade de programação de 66,9%, seguida pela Hapag-Lloyd com 64,3% e pela MSC com 61,9%.